O Campus

Atualmente, o campus da Universidade de Aveiro é uma referência nacional e internacional em termos arquitetónicos e uma marca distintiva desta instituição. Nele se encontram referenciadas obras dos mais conceituados arquitetos nacionais, refletindo, no seu conjunto, a imagem de modernidade que anima e identifica o projeto da Universidade de Aveiro.

As infraestruturas necessárias ao desenvolvimento de atividades de formação, investigação e ao acolhimento dos atuais alunos, docentes, investigadores e funcionários têm vindo a expandir-se entre o centro da cidade de Aveiro e a Ria.

Ao Campus de Santiago está já ligado o Campus da Agra do Crasto através de uma bela ponte panorâmica sobre o esteiro de S. Pedro. A preocupação de valorização dos recursos naturais, paisagísticos e arquitetónicos e de enquadramento no meio em que se insere esteve sempre presente na mente de todos quantos tem vindo a intervir e incrementar o projeto desenvolvimento físico da UA.

Com exceção de um punhado de edifícios, maioritariamente residências, dispersos pela cidade, todas as outras infraestruturas de estudo, de investigação, de apoio, culturais, desportivas e de lazer concentram-se nos cerca de 70 hectares que constituem o campus universitário. Desta forma é legítimo afirmar que se vive na UA.

Texto retirado do livro “Universidade de Aveiro - Trinta Anos de Arquitetura” (texto da Prof. Doutora Helena Nazaré)

Cronologia

Vídeo